Imagem capa - Fotógrafo: Aumente sua criatividade! por Daniel Magalhães
Fotografia

Fotógrafo: Aumente sua criatividade!

Aumente a sua criatividade!


Já parou para pensar quantos são os recursos que você tem à disposição para criar fotografias únicas para os seus clientes?

Estou passando aqui para te apresentar quatro fatores que acredito, serem essenciais para a criatividade, com destaque para o quarto fator!


O MERCADO E A ILUMINAÇÃO

Com uma grande oferta de profissionais e acesso cada vez mais facilitado aos equipamentos de fotografia, esse é o momento onde produzir resultados acima do padrão torna-se mais urgente para os fotógrafos profissionais. Nunca se fotografou tanto e nunca o interesse por fotografia foi tão grande. Existe nesse momento, um público que espera que o fotógrafo profissional o surpreenda, entregando fotografias que acima da média, do que ele vê todo dia, ou do que ele mesmo acredita que dependa apenas de equipamentos para produzir.


OS QUATRO FATORES DA CRIATIVIDADE

Em um ensaio fotográfico, existe um certo número de fatores que o fotógrafo pode controlar para exercer sua criatividade e produzir suas fotografias. Aqui vão três fatores que acredito serem grandes recursos para a produção criativa do fotógrafo:


>Locações: conseguir locações diferenciadas ou de difícil acesso ajuda o fotógrafo a produzir ensaios exclusivos. Locações exclusivas no entanto, podem ter custo alto e serem muitas vezes, inviáveis. A situação mais comum é vermos fotógrafos procurando conseguir fotografias diferentes nos locais de sempre.


>Direção de Modelos: Saber dirigir e criar conexão com a(as) pessoas(s) fotografada(s), possibilita gerar fotografias naturais e ajuda a trazer o melhor das pessoas nas fotos. Ao trabalhar com pessoas ou casais que nunca foram fotografados, o fotógrafo é ainda mais exigido nessa habilidade.


>Produção e Maquiagem: Em ensaios de moda ou books fotográficos o trabalho em conjunto com o stylist e maquiador, possibilita elevar o nível dos resultados. Quando trabalhei com books fotográficos, sempre produzi o meu trabalho em conjunto com uma equipe, o que me permitiu não só fazer fotografias mais expressivas, mas também proporcionar experiências exclusivas para as minhas clientes. Era um trabalho acessível à um nicho bem específico de clientes.


O FATOR X

O quarto fator na minha opinião é o mais singular e poderoso entre todos. Um fator que na verdade, é um caminho. Caminho que demanda dedicação e por isso muitas vezes é evitado por fotógrafos: a ILUMINAÇÃO.



A Iluminação é a variavél mais poderosa que você, como fotografo pode dominar no seu trabalho. 



Ela te possibilita criar fotografias consideravelmente fora da curva e diferentes do que o público em geral está habituado a ver. 



Nos meus primeiros passos na fotografia, percebi que iluminação era um dos fatores imprescindíveis a explorar e eu poderia escolher dominar a iluminação ou ser refém dela para sempre.



O comparativo abaixo é de um ensaio recente. A fotografia de cima foi produzida usando apenas a luz disponível e a fotografia abaixo foi produzida no mesmo local, mas usando um set de luzes com filtros de cor.


Gosto de mostrar esses comparativos quando as pessoas me perguntam o porque gosto tanto de iluminação e, quando mostro, e muito gratificante ver a expressão delas. Não preciso nem explicar, só mostrar o comparativo entre os resultados.







Se você também quer produzir resultados acima da média e dominar a iluminação na sua fotografia, entre em contato para saber mais sobre as Consultorias Fotográficas ou as novas datas de workshops


#coreluzsempre