Imagem capa - Não gostou? Troque a Luz. por Daniel Magalhães
Fotografia

Não gostou? Troque a Luz.

Sempre quando vou fotografar um trabalho,  pessoas me mostram locais muito iluminados e dizem que "vou gostar do lugar porque tem bastante luz".


Bem, isso é parcialmente verdade, porque em alguns casos: luz em excesso pode ser prejudicial à fotografia! Nesse artigo, vou te mostrar como apenas uma luz de flash e um entendimento básico da iluminação, podem fazer toda a diferença no seu trabalho.


ENTENDA A LUZ AMBIENTE

Finalizei recentemente uma edição do meu workshop de iluminação em Belo Horizonte.  Fotografamos em uma casa singular, que tinha uma sala com pé direito alto e uma parede inteira de vidro.  Uma vista linda sim, mas é uma sala com muita luz!


Quando digo que luz em excesso pode ser prejudicial à fotografia, quero dizer que:



locais muito iluminados e com muita possibilidade de rebatimento de luz, colaboram para criar uma luz chata, sem volume e sem expressividade.


O mais interessante sobre a luz, quando utilizada na iluminação de pessoas é que

:


não se deve, necessariamente, buscar luz em excesso;  mas sim luz controlável.


Antes de seguir, observe nesta foto abaixo, o interior da casa:



    foto: Lidyane Ponciano



ANTES E DEPOIS DA LUZ

Para as próximas colocações, observe o comparativo abaixo:

 




A foto da esquerda, foi feita  aproveitando apenas a luz disponível da casa.

Como disse antes: a casa tem uma grande janela;  que faz com que o ambiente seja iluminado por uma luz espalhada e abrangente. A luz  ainda rebate em toda a casa, que tem paredes claras. 



Temos então, uma grande  "caixa de luz" que, ilumina a modelo por todos os lados e, proporciona uma luz de pouco volume e sem expressividade,



A SOLUÇÃO PARA UMA LUZ CHATA

Mas o que fazer então quando o problema não é a falta de luz, mas o excesso dela?


Troque a luz!



Como não é possível adicionar luz onde já existe, você precisa primeiro fazer uma subexposição da luz ambiente. Após isso,  inserir uma nova luz, que seja difusa, mas tenha direcionamento. (Leia mais sobre isso neste outro artigo)


Foi o que fiz nesse set:

Ao subtrair a luz disponível; posicionei um octobox no set para iluminar a modelo e veja como ganhei em expressividade: sombras mais intensas, maior volume e ressalto, além de maior qualidade e nitidez na imagem! 



Os Octobox ou Softbox oferecem luz difusa na medida certa e com direcionamento, o que permite obter luz suave, mas sem perder as sombras.



Uma luz apenas, mas que faz toda a diferença. Veja o comparativo novamente:






LUZ NATURAL OU FLASH DEDICADO

Se você ainda assim pensou: "putz mas eu gostei da primeira também",  olha o que eu tenho pra te dizer:



Não é um comparativo entre o certo e o errado ou melhor e pior (ok, talvez seja), mas quero te mostrar onde você tem mais chances -em um mercado competitivo- de surpreender seu cliente e mostrar resultados fora da curva; diferentes do que ele espera e do que ele vê habitualmente!


Mas se ainda assim você não se convenceu, eu quero te mostrar esse outro comparativo e espero assim falar ao seu coração! 


A primeira foto, foi feita aproveitando a luz disponível, e para a segunda, usei a mesma técnica da foto anterior, inserindo apenas um octobox para iluminar a modelo.





Você pode estar se questionando também se:  um fotógrafo que usa apenas luz natural, certamente não procuraria estes locais para fotografar e sim outros, onde a luz natural estivesse melhor.  


Aqui, nós chegamos em um outro ponto a favor da iluminação com o flash: 



Um fotógrafo que usa apenas a luz disponível estaria, provavelmente fotografando próximo às janelas ou se valendo das mesmas opções que a grande maioria teria, mas um fotógrafo que cria própria luz encontra infinitas possibilidades de fazer fotos interessantes neste local, pois ele é autor da própria luz.


(Peguei pesado?)


Bem, se você curtiu essas fotos e gostaria de ver outras que fiz durante o workshop, confere esse link do Studio Mag, com o ensaio na íntegra!


Se você quer receber artigos como esse no seu mail, deixa pra mim seu mail nos comentários ou por aqui!

Será muito legal ouvir sua opinião sobre este artigo ou saber quais tópicos dentro da iluminação gostaria de saber mais. Deixa pra mim sua opinião ou sugestão aqui!


Essas imagens foram produzidas, durante um workshop de iluminação em Belo Horizonte! Se você também acha que a iluminação é o próximo passo a dar na sua fotografia, dá uma olhada nas novas datas!


#coreluzsempre