Imagem capa - Leia antes de comprar seu próximo Flash por Daniel Magalhães
Fotografia

Leia antes de comprar seu próximo Flash

No início eu não ligava muito e até evitava ter contato. Até que me senti na mesmice, precisando de novas experiências e usei o primeiro. O primeiro puxou o segundo, que puxou o terceiro, até chegar à cinco e eu havia entrado num caminho sem volta. Foi assim a minha experiência com o Flash Dedicado (Off Camera Flash)


FOTOGRAFANDO COM SPEEDLITES

Foram muitos anos usando o sistema Canon e eu me acostumei com os speedlites:-São portáteis e fáceis de transportar, -não demandam fios e energia, se alimentam por pilhas -oferecem diversas regulagens de potência -têm excelente custo-beneficio. Passei todo este tempo com o mesmo modelo de Flash; os Canon 580 EXII. 

Nesse tempo, assisti à introdução  de novos modelos da Canon como o 600 EX-RT, que não demandava rádios receptores. Vi também o lançamento de diversos modelos paralelos como os Flash da Youngnuo e outras marcas. Quem trabalha com flashes sabe que, facilmente os sets podem se tornar complexos e virarem uma dor de cabeça se o seu equipamento não estiver em dia, pilhas carregadas, contatos limpos e funcionando... Cada Flash meu ainda demandava um rádio e cada equipamento adicional era mais um item a ser verificado, cuidado e transportado durante um trabalho. 

E chegou o tempo onde o meu sistema foi se tornando complexo e obsoleto e portanto trabalhoso.


RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS 

Resisti um bom tempo em mudar os flashes pois tinha essas duas opções: 

>Fazer um upgrade para 5 novos Canon 600 EX-RT investindo em torno de 12k. Eles me ofereceriam a grande facilidade de não precisar mais dos rádios, mas não eram significativamente mais potentes que os 580EX-II. Maior potência era o grande benefício que eu aguardava neste novo lançamento e na minha idéia, não justificava esse investimento todo, apenas pelo benefício de evitar os rádios. 


>Paralelamente, vi muitos fotógrafos que adquiriram versões mais acessíveis como os Youngnuo, mas quase todos decepcionados com os resultados. Entre os problemas citados estavam: o superaquecimento do Flash, fragilidade da construção e muita oscilação de carga.


Tudo isso me deixou sem opções e eu decidi esperar. Até que chegou um trabalho onde meus flashes e rádios mais falharam do que colaboraram então decidi que era o momento de trocar. 


Foi depois de assistir horas de reviews e ler diversos artigos que encontrei o Godox TT685 e que surpresa fantástica! 





PORQUE MUDEI PARA GODOX: 4 MOTIVOS

Aqui abaixo vou te apresentar os 4 fatores que considerei ao optar pelo sistema Godox e porque eles podem ser sua próxima escolha:


[01] Consistência: Mesmo trabalhando com carga manual é importante que seu Flash consiga manter uma consistência de carga e cor, sem oscilar significativamente, de forma a ficar variando a sua exposição ou a cor das suas fotografias. 


Confere esse comparativo que o Robert Hall fez entre uma tocha Godox e uma tocha Profoto que custa 5 vezes o valor dela. Clique aqui. Você vai se impressionar com os resultados!


Nos meus testes, fazendo vários disparos, com a mesma carga, apontado flash para a parede, o TT685 segurou a mesma potência durante vários disparos com mínimas oscilações. 


[02]  Potência: se o seu Flash tem consistência já é excelente, mas e se ele puder ter uma potência tão significativa que te permita trabalhar em qualquer situação, mesmo com sol à pino e ainda obter uma luz controlada? Na minha ideia seria pedir demais, mas não com o sistema Godox. 


Observe bem:

O TT685 tem potência superior ao meu antigo 580EXII, mas não chega a ser o equivalente à uma tocha. 

A Godox no entanto, te oferece duas versões de potência superior, que podem funcionar em conjunto com o sistema de Flash dedicado: a Godox AD200 que tem a potência de dois a três flashes menores e a Godox AD600, que chega a ter potência de seis flashes menores (e ambos funcionam a bateria!)







Se antes eu precisava colocar duas ou três unidades de Flash (mais dois ou três receptores) em um mesmo modificador, hoje eu posso simplesmente usar uma dessas duas opções de acordo com a minha necessidade e ainda em conjunto com os TT685 em um mesmo set!


 Você pode planejar seu kit de acordo com o local que vai fotografar e levar somente o necessário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[ATUALIZAÇÃO] A GODOX lançou recentemente uma cabeça que adapta dois AD200 para funcionarem em conjunto, chamada AD-B2.

Foi lançado também uma atualização do flash AD600, chamado Godox AD600 PRO que, entre outras vnatagens tem menor tempo de reciclagem, mais estabilidade de temperatura de cor, luz de modelagem de led mais potente, melhor encaixe para regulagem de posiçào da cabeça.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


[03] Praticidade: Os Godox TT685 não precisam de receptores o que simplifica muito o número de itens, equipamentos e contatos a se verificar durante um trabalho. O transmissor Godox X1,  além de ter visor próprio, -o que me facilita não ter que acessar menus da câmera para controlar carga-  oferece opção de separar seus flashes em cinco grupos (A,B,C,D,E). 

Em sets complexos é possível ter ainda mais precisão nos ajustes, com a possibilidade de ajustar cargas em vários grupos. 




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[ATUALIZAÇÃO] A GODOX lançou recentemente a versão XProC que, entre outras atualizações tem:  tela maior de lcd, 5 grupos de flash (A, B ,C, D, E), Controle de Zoom individual dos flashes por grupo, controle da luz de modelagem dos flashes que possuírem.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[04] Durabilidade: Fotógrafos de locação como eu, sabem como é importante ter equipamentos resistentes e duráveis e muitas vezes não ligamos em investir mais em produtos com mais durabilidade. Já assisti meus tripés caindo por causa do vento diversas vezes. Vi meus flashes Canon baterem no chão em várias situações e incrivelmente continuarem funcionando normalmente.  

Quando recebi os Godox TT685 fiquei surpreso com a solidez do conjunto, o peso e o acabamento. Tudo muito bem feito.



Além dos benefícios que citei acima, que foram definitivos para que mudasse de marca, a Godox ainda tem uma linha completa de modificadores e acessórios para quem usa Flash dedicado em locação


O rádio transmissor e os flashes tem conexão mini-USB, onque significa que podem oferecer diversas implementações e atualizações ao conectar no seu computador. 


Todos equipamentos oferecem muitas vantagens, por valores significativamente menores que as marcas tradicionais:

Com o valor de um Canon 600 EX-RT você pode comprar em torno de quatro unidades do Godox TT685 ou quase adquirir um AD600 que tem 6x a potência de um flash dedicado. 


Aqui abaixo, segue algumas fotos que produzi iluminando com os flashes Godox TT685c:





















Se você gostou desses resultados e confere meu canal do youtube, cheio de vídeos com bastidores dos meus ensaios, pra ter novas idéias ou dicas preciosas sobre iluminação na fotografia. Se quiser entrar no meu mailing e receber essas dicas no seu mail, clica aqui e deixa seu mail pra mim!

Os workshops também são uma ótima experiência para dominar técnicas valiosas para fotografar pessoas em locação ou estúdio! Você pode consultar sempre nesse link, a nova data!

#coreluzsempre