Imagem capa - Você extrai o melhor da sua iluminação na fotografia? por Daniel Magalhães
Fotografia

Você extrai o melhor da sua iluminação na fotografia?

A criatividade pode ser um empecilho quando se tem poucos recursos para criar. 


Clientes demandam cada vez mais, resultados fora do esperado, soluções criativas e fotografias que os surpreendam.

Nessa jornada, quanto mais recursos o fotógrafo tiver à disposição e quanto mais técnicas dominar e habilidades possuir, melhor conseguirá responder esses desafios.


Alguns fotógrafos têm grandes habilidades  em direção, outros dominam a pós-produção, há fotógrafos que tem uma ótima visualização dos recortes dentro da locação e alguns têm um ótimo marketing! ;) 


Cada um se expressa de uma forma e mostra na sua fotografia, o que pode oferecer de melhor para o cliente.


O TRABALHO 


Nesse artigo, quero te mostrar como a iluminação me ajudou a conseguir um resultado criativo na produção de uma fotografia publicitária. 


Neste trabalho, montamos o set na própria loja do cliente. Meu objetivo foi fazer retratos mostrando a coleção de ternos. Os recortes seriam de meio corpo e planos mais fechados, evidenciando aspectos específicos do terno como: o tecido, tom de cor, cores das gravatas e lenços e estampas dos coletes. 



Eu precisava de qualidade técnica aliada à um resultado criativo


Toda a loja tem ambientes elaborados e sofisticados, mas para um trabalho como esse, o desafio não é somente produzir uma boa imagem (entre tantas já produzidas por outros profissionais para o cliente), mas sim sair do lugar comum: fora de abordagens óbvias e recortes esperados.


A ILUMINAÇÃO CRIATIVA 

Foi com esse objetivo que selecionei uma divisória da loja que lembra uma colméia. Dentre todas as opções, era o fundo menos tradicional que eu teria para os retratos. 


Essa divisória em formato de colméia já é um fundo diferenciado por si só, mas imaginei que através da iluminação, poderia criar um efeito de luz interessante explorando o formato da colméia.  Procurei criar uma moldura localizada para o modelo de textura e grafismos diferenciados que deu um toque diferenciado


Com luzes posicionadas no fundo,  você pode ver como ficou o set montado no local:




Confere nesse diagrama de luz, como ficou o posicionamento dos modificadores e do modelo:




O RESULTADO FINAL


O nosso retrato final alinhou a qualidade de iluminação necessária para mostrar  características da roupa como: tom de cor, textura do tecido, cor e detalhes da gravata e do lenço e ainda criamos um fundo menos convencional, fora do padrão de imagens que o cliente já tinha.





psiu!

(Para estas fotos, utilizei flashes Godox TT685c. Se quer saber mais sobre estes flashes, clica neste link e confere o artigo que escrevi sobre a minha transição para esta marca e todos os tipos de flash da Godox)



Desde a produção de retratos e ensaios fotográficos até produções de publicidade e moda; a iluminação fotográfica pode ajudar a conseguir resultados fora do lugar comum. 



Quanto mais recursos o fotógrafo dispor para suas criações, melhor ele consegue responder à demanda do mercado por fotografias surpreendentes, que possam ser relevantes nas estratégias das empresas e atender as expectativas do cliente.


Se iluminação é um tema que te interessa e você quer desenvolver sua fotografia à partir do fundamento dela, dá uma olhada  nas minhas Consultorias Fotográficas ou confere as datas do meu workshop!


Ps:  Se você curtiu esse artigo, confere este outro que escrevi sobre Iluminação criativa e como conseguir restultados fora do comum através da iluminação! Clique aqui.


#coreluzsempre