Imagem capa - Luz muito dura? Difundir e Rebater! por Daniel Magalhães
Fotografia

Luz muito dura? Difundir e Rebater!

Nossa produção de fotografia publicitária iniciou no momento que o sol estava bem à pino. Todo fotógrafo sabe dos desafios de se lidar com a luz neste momento, principalmente ao fotografar em um local aberto e sem ter como colocar os fotografados à sombra.


O objetivo era criar fotos naturais e espontâneas que simulassem um casal e uma família, entre outras várias situações que simulamos durante este trabalho.


Nesse artigo, compartilho com você uma dica para lidar com essa situação e extrair o melhor resultado dominando a luz.


O PRIMEIRO SET FOTOGRÁFICO

A primeira fotografia, abusou da luz natural dura, buscando o clima e espontaneidade das fotos de família e viagem; feitas casualmente.


Usei um rebatedor branco, que ofereceu preenchimento de sombras suave e homogêneo, sendo mais suave que o rebatedor prata ou dourado, que proporcionam luzes mais focadas e de alto contraste quando usados no sol à pino.


Na pós-produção busquei equalizar melhor as áreas de alta luz e de sombras de forma a evitar estourados muito fortes. Tudo sem perder como referência o briefing da agência que me pediu uma dose de espontaneidade e casualidade nas imagens, o que me levou a buscar mais a luz natural do que os flashes para fotografar todo este trabalho.


Abaixo está o making of e o resultado.

 





O nosso set seguinte no entanto, demandaria outros desafios....


REBATEDORES E DIFUSORES NA FOTOGRAFIA

Foi quando comecei a fotografar e me interessei pela luz na fotografia, que adquiri um conjunto de rebatedores e difusores e comecei a experimentar, modelar a luz natural. O sol foi a primeira fonte de luz que aprendi a trabalhar e mudar sua forma e intensidade, para mais tarde aplicar isso ao flash dedicado.


Adquiri um Lightinform da Atek que é uma estrutura excelente e dinâmica para se levar para a locação. Gostei tanto que chegeui a usar três simultaneamente.  Difusores e rebatedores são acessórios pouco valorizados, pelo benefício que podem trazer. 


Para este set, teriámos uma criança na imagem e o casal depois seria fotografado na grama. 

Quando o sol está baixo, podemos simplesmente posicionar às pessoas de forma que ele não ilumine o rosto causando sombras indesejadas, mas com o sol à pino; em um local aberto, não há como.


LUZ DURA: DIFUNDIR E REBATER

Foi nesse momento que utilizei os Lightinforms e do rebatedor.  Usei uma técnica de difundir e rebater:


Entre o sol à pino e os modelos, posicionamos o Lightinform para difundir a luz e proporcionar uma luz mais homogênea.

Mesmo com luz difusa, é possível notar que, por vir de cima, ainda temos algumas  suaves sombras nos olhos e uma luz com densidade fraca. Para mudar isso, rebatemos a luz do sol por fora, usando um rebatedor branco, preenchendo as sombras de forma suave.


Desta forma, modificamos a luz do sol duas vezes: difundindo e rebatendo. Alteramos o formato da luz e criamos uma luz mais suave e homogênea..


Confira o resultado abaixo!










Se você curtiu esse resultado e acredita que pode implementar suas técnicas de iluminação, minha Consultoria Fotográfica pode ser o seu próximo passo para dentro desse universo! 


Os workshops também são uma ótima experiência para dominar técnicas valiosas para fotografar pessoas em locação ou estúdio! Você pode consultar sempre nesse link, a nova data!


E você, como tem fotografado seus ensaios fotográficos? Deixa pra mim aqui sua opinião ou comentário, gostaria de saber mais de você!