Imagem capa - Iluminação por Zonas - Escolha o que Enfatizar por Daniel Magalhães
Fotografia

Iluminação por Zonas - Escolha o que Enfatizar

Neste artigo do blog (Iluminação Difícil? Duas Dicas!) , já falei sobre esse assunto, mostrando como construir uma iluminação passo-a-passo, enfatizando cada elemento da cena.


Neste artigo, eu levo nossa discussão para uma locação aberta; e mostro como é importante saber interpretar a imagem para trazer os elementos através da iluminação.


ILUMINAÇÃO NA FOTOGRAFIA


Seja trabalhando com apenas um flash dedicado, dois ou mais, sempre começo minhas fotos sem usar os flashes. Preocupo apenas com o enquadramento e quais áreas da imagem vão fazer parte da composição. Assim, faço um julgamento ou análise de quais podem ser iluminadas e como vou iluminar.


No set abaixo, usei três luzes para produzir a imagem final. Foi esta primeira imagem, ainda sem os flashes, que me ajudou a chegar à esta definição::





Minha exposição aqui, buscou preservar a área clara da imagem (canto superior esquerdo);  que está iluminada pelo sol. Essa vegetação está bem afastada de onde estamos e fazer uma exposição ideal para a luz nesse ponto, é a melhor decisão, pois não precisarei trabalhar a luz desta área.


Expor para essa área no entanto, me deixou com o primeiro plano (a modelo) mais escuro e a árvore ao fundo também. São elementos que preciso iluminar na minha imagem para ajudar  não só mostrar melhor a pessoa fotografada, mas também trazer o contexto que ela está.


Em locações como essa, com muitas árvores e dias ensolarados, criam-se muitas áreas de luz e sombra e a iluminação complementar do flash dedicado, ajuda a equalizar essas áreas. Evita-se criar zonas muito escuras na imagem, que podem implementar visualmente a fotografia.



ILUMINAÇÃO POR ZONAS - FLASH DEDICADO

Perceba então pela foto acima, que tenho um primeiro plano com uma pessoa para iluminar e a árvore no fundo. 


Essa árvore tem um recurso composicional, junto com a planta à esquerda da modelo. Perceba que juntas, elas criam uma moldura circular em torno dela.


Para a modelo, usei um Octobox como luz principal, que fornece uma luz suave. Iluminei ainda á esquerda usando uma sombrinha que, com sua luz suave a espalhada, iluminou a planta e fez um recorte na modelo. 


Para a árvore do fundo,, posicionei dois flashes atrás de uma sombrinha, para ganhar potência e volume de luz. Gosto de usar sombrinhas quando tenho que iluminar áreas grandes criando uma luz mais difusa. Elas espalham bastante a luz e criam um efeito natural.


Este é o resultado final:






Perceba que, para toda essa imagem, só utilizei luzes em difusores; que deixam o aspecto da luz bem natural e suave. É importante interpretar a locação e a situação que está fotografando e criar uma luz que comunique com o local. Usei ainda filtros CTO em todas as luzes para simular um sol da tarde.


Chamo isso de verossimilhança: quando se consegue criar um efeito tão natural na luz do flash, de forma que ele parece ser uma luz natural da locação. 



Veja como estava o nosso set:






REAPLICANDO O MÉTODO


Em uma outra situação, neste mesmo ensaio, você pode conferir como reapliquei esse mesmo método. Fiz a primeira imagem e observei os planos que faltavam luz:




Veja que o sol criou um efeito muito interessante sobre as folhas, mas falta luz na modelo. É necessário iluminar ela, de forma a não interferir demais na iluminação do sol. 




O mesmo Octobox da foto anterior, serviu de luz principal. Por ser uma luz grande e de formato largo, as folhas também receberam um leve preenchimento de luz. 


O canto inferior direito, ainda tinha sombras, então posicionei uma sombrinha bem baixa para trazer um pouco mais de informação nessa área.


Veja como estava o nosso set:




Esse exercício de parar e observar a fotografia através da luz é muito pouco executado, mas pode trazer grandes benefícios.

Saber como construir uma iluminação por zonas e criar verossimilhança, nos permite alcançar imagens mais expressivas em qualquer situação.


Se você curtiu esse exercício de observação, vou deixar um "antes e depois" aqui para você observar como iluminei a fotografia:





:



Se você quer receber artigos como esse no seu mail, deixa pra mim seu mail nos comentários ou por aqui!

Será muito legal ouvir sua opinião sobre este artigo ou saber quais tópicos dentro da iluminação gostaria de saber mais. Deixa pra mim sua opinião ou sugestão aqui!


Essas imagens foram produzidas, durante uma Consultoria em Ensaios Fotográficos em São Paulo! Se você também acha que a iluminação é o próximo passo a dar na sua fotografia, entra em contato comigo!


#coreluzsempre