Flash não! Minha câmera vê no escuro | Mitos da Iluminação na Fotografia

Talvez uma das perguntas mais complexas de ser respondidas seja essa: Por que usar o flash?! Principalmente quando sua câmera suporta altos ISOS em situações de baixa luz? Esse artigo vai responder essa pergunta quebrando alguns mitos sobre o flash e também te convidando a pensar o flash de uma outra forma. Aqui já inicio  com

Talvez uma das perguntas mais complexas de ser respondidas seja essa: Por que usar o flash?! Principalmente quando sua câmera suporta altos ISOS em situações de baixa luz?

Esse artigo vai responder essa pergunta quebrando alguns mitos sobre o flash e também te convidando a pensar o flash de uma outra forma. Aqui já inicio  com essa reflexão:

Quando a pessoa diz que não precisa do flash, pois sua câmera suporta trabalhar com ISOS altos em situações de baixa luz, ela está mostrando que sua visão sobre o flash é bastante limitada. É claro, o flash é bem-vindo em situações  onde há pouca luz, mas iluminar o escuro é a função mais básica da luz!

A PRESENÇA DA LUZ NO SEU COTIDIANO

Para não ficar somente na fotografia, veja como a luz é aplicada com diversos objetivos em momentos do seu dia-a-dia:

.na arquitetura ela ressalta formas e volumes da edificação, valorizando os pontos desejados;

.em bares ou restaurantes pode trazer intimidade e aconchego ou ainda fazer com que você fique pouco tempo favorecendo a circulação de clientes; 

.no cinema, é usada como ferramenta de linguagem, para transmitir diversos tipos de emoções; 

.nos espetáculos de teatro ou música, cria uma segunda linguagem visual; que dialoga com a música ou a peça;

 

FUNÇÕES DA LUZ

Todas essas funções também podem ser pensadas de alguma forma, dentro da fotografia. Eu destaco o flash como tendo duas posições muito bem definidas na produção do fotógrafo:

.Uma ferramenta técnica

.Uma ferramenta de criatividade

Como ferramenta técnica, o flash possibilita ao fotógrafo obter maior qualidade de imagem, com cores, texturas e tons mais bem definidos. Faça a comparação e vai ver que boa parte da qualidade que sempre procurou nas imagens, pode ser obtida, muito mais através da iluminação; do que pela ótica.

O fotógrafo que trabalha em um mercado onde precisa entregar imagens de alta qualidade, com certeza recorre ao flash no seu dia-a-dia.

 

Como ferramenta criativa, o flash abre um infinito número de possibilidades para o fotógrafo como: 

.trazer mais dramaticidade com sombras mais expressivas e envolventes;

.direcionar o olhar do espectador escolhendo onde colocar luz e sombra, 

.transmitir sensações ou criar climas específicos, através do controle das sombras e da temperatura de cor da luz;

.criar composições mais interessantes usando a luz;

flash-dedicado-filtros-de-cor

SUA LUZ É SUA ASSINATURA

Destaco ainda que; em um mercado competitivo, é muito bem vindo que o fotógrafo tenha recursos criativos que possibilitem a ele criar imagens mais fora da curva e que deixem sua assinatura em evidência. 

Seja para atingir os objetivos do seu cliente, entregar mais do que ele espera ou ainda impressionar seu público, veja alguns exemplos onde ele foi fundamental na minha criação:

Em situações onde o céu está ao fundo da modelo, é bem provável que a luminosidade do céu seja maior que a da fotografada. Essa grande diferença de luz, está numa proporção acima da qual a câmera consegue registrar, então você faz uma escolha e, ao escolher expor para a fotografada o céu ficará superexposto. 

Com o auxílio do flash, você pode adicionar luz na modelo e fazer com que ambos estejam em uma proporção de luminosidade mais aproximada. Confere o céu expressivo que consegui aqui onde utilizei um flash Godox AD600Pro com 600w de potência:

O mesmo vale para ambientes fechados, com pouca luminosidade e luzes pontuais, que não favorecem os fotografados. Aqui utilizei speedlites da Godox, como os TT685. Luzes mais fracas, que comigo equalizar com a luz ambiente,

 

Esse também é o caso encontrado por muitos fotógrafos que trabalham com retratos profissionais e fotografam em escritórios e coworkings.

Com o flash, ainda é possível adicionar mais dramaticidade às imagens, criando sombras mais interessantes e expressivas, mesmo em dias nublados ou locais muito iluminados:

Veja a luz obtida na foto final, ao adicionar um Godox Ad600Pro:

Ainda é possível produzir luzes mais expressivas e criar trabalhos com uma assinatura mais autoral, mesclando vários flashes em um mesmo set:

 

FLASH: SEU GRANDE ALIADO

Qualquer seja seu objetivo e estilo fotográfico, fica claro que o flash pode ser um grande aliado para resolver desafios técnicos e criativos ao fotografar pessoas e ainda ajudar o fotógrafo a criar fotografias mais fora da curva, que destaquem no mercado!

Minha trajetória com a luz tem pouco mais de uma década e já me trouxe experiências muito gratificantes.

VEM APRENDER MAIS COMIGO

Se você também se conectou com essa idéia, gosta de iluminação e quer aprender mais sobre isso;  vem conhecer o meu workshop Tudo Sobre Luz, onde vou

✅te apresentar as técnicas de fotografia que aplico no meu trabalho;

✅mostrar os equipamentos que utilizo na minha;

produção e poder ver qual se adequa mais ao seu trabalho;

✅revelar os principais erros que impedem os fotógrafos de dominarem a iluminação;

✅fotografar um editorial ao vivo,

e você ainda vai ter oportunidade de sair com um portfólio show,  fotografando um editorial preparado por mim e pela minha equipe, aplicando as técnicas e contato comigo pra te ajudar a conseguir os resultados que você quer!

TOCA NA IMAGEM PRA SABER MAIS E GARANTIR SUA VAGA!

workshop-fotografia-daniel-mag

 

 

Decifrando a Luz – Breve novas vagas!

Curso de Iluminação – aprenda do ZERO ao Avançado.

Além de como usar a luz natural, aprenda também quais equipamentos de iluminação adquirir, e como usá-los para obter resultados incríveis. 

Novas Vagas em Breve!