“Luz do Flash é Artificial” | Mitos da Iluminação na Fotografia

A iluminação é um dos recursos mais poderosos que o fotógrafo tem a disposição ao produzir . Seja como um recurso técnico para conseguir certos resultados ou alcançar a qualidade de imagem desejada, seja para produzir imagens mais criativas, e construir um portfólio com uma assinatura marcante. Na última década no entanto, vimos uma grande

A iluminação é um dos recursos mais poderosos que o fotógrafo tem a disposição ao produzir . Seja como um recurso técnico para conseguir certos resultados ou alcançar a qualidade de imagem desejada, seja para produzir imagens mais criativas, e construir um portfólio com uma assinatura marcante.

Na última década no entanto, vimos uma grande evolução no desenvolvimento de sensores e processadores das câmera fotografias e as lentes claras se tornaram cada vez mais acessíveis. Com isso, a possibilidade de trabalhar apenas com a luz disponível, ou pouca luz -mesmo usando ISOS elevados-, se tornou cada vez mais atraente para um grande número de fotógrafos.  Um caminho com certeza mais rápido e acessível.

Nessa jornada, o flash e as técnicas de iluminação fotográfica ficaram cada vez mais de lado e esquecidas. Veja bem, não estou advogando a favor de uma ou outra luz, mas porque deixar de lado um recurso de ótimo custo benefício e que pode te ajudar a produzir imagens fora da curva, encantar seus clientes e te ajudar a se destacar no mercado e posicionar como um criador exclusivo?

A curva de aprendizado para quem quer se dedicar à iluminação é com certeza mais lenta. Inclui uma dose maior de estudo, experimentação, tentativas e erros, mas é logo ainda no início dessa trajetória que muitos desistem. Entre as reclamações daqueles que ainda conhecem pouco, mas já desistiram sempre está:

“Não gosto de flash porque a luz é muito artificial!”

Essa afirmação não poderia estar mais longe da verdade!  E antes de prosseguir, gostaria de compartilhar imagens feitas com uso do flash, pra que você possa avaliar:

Para entender melhor, como o flash pode produzir uma luz natural, é preciso voltar aos conceitos básicos de qualidade da luz, onde vemos que:

“Para obter luz suave, difusa e de baixo contraste, é preciso que o tamanho da fonte de luz seja grande, em relação ao fotografado.”

Levando essa afirmação em conta podemos entender que, um flash usado sem nenhum modificador dificilmente vai produzir uma luz natural (a não ser quando for usado de maneira bastante sutil, como preenchimento). O flash é infinitamente menor que uma pessoa, então sua luz sempre será mais dura.

QUAIS ACESSÓRIOS EVITAR PARA ESTE OBJETIVO?

Acessórios de difusão como Lightsphere da Gary Fong  ou similares, só colaboram para deixar a textura da luz um pouco mais suave e menos especular; mas não aumentam efetivamente o tamanho da fonte de luz. Se usar um modificador desse, apontado diretamente para a modelo em um ensaio externo,   não vai obter o resultado que estamos buscando aqui.

Sombrinhas difusoras pequenas (em torno de 60cm), também estão entre os acessórios adquiridos com esse objetivo, mas pelo seu tamanho reduzido e por possuírem apenas uma fase ou melhor, um tecido de difusão para a luz; não vão eliminar a especularidade e deixar a luz mais natural. 

O clássico Softbtox Dobrável, primeira escolha de muitos fotógrafos pela portabilidade e preço,  também não vai entregar a luz suave que estamos nos referindo aqui. Além de ter apenas um tecido de difusão, seu tamanho é pequeno e aqui adiciono mais um problema: a qualidade dos tecidos. Modificadores mais baratos tem -em geral- tecidos de qualidade inferior, que não deixam a luz com uma textura mais interessante e favorável para iluminar a pele.

Poderia aqui, ainda citar uma série de outros modificadores de luz que estão em grande oferta em sites de compra e aparecem nos primeiros lugares de busca do google: eles captam uma série de iniciantes no universo da iluminação, mas estão longe de entregar o que prometem.

QUAL ENTÃO, É O MODIFICADOR DE LUZ CERTO?

Existe hoje, uma infinidade de modificadores de luz disponíveis para o fotógrafo de locação mas em regra geral; um bom modificador para começar será o Octobox.Tamanhos entre 120, 150 ou 180cm são a escolha ideal para conseguir a luz mais natural e suave.

Cuidado com as ofertas de marketplaces! Muitos são de baixa qualidade e com tecidos inferiores; que não deixam a luz em sua melhor textura. Opte por lojas ou marcas mais conhecidas; que se preocupam em ofertar modificadores com uma qualidade pelo menos aceitável.

Aqui neste vídeo no YouTube eu te apresento os três principais modelos de octobox disponíveis, suas vantagens e desvantagens:

 

Seja para obter uma luz mais suave e difusa ou mais dramática e expressiva, esse é o recurso mais valioso que você pode ter para entregar fotografias únicas para seus clientes! Confere um antes e depois para você entender:

O caminho até uma iluminação bem sucedida -seja ela qual for- passa por uma curva de aprendizado maior; com erros, acertos, experimentações e descobertas.

Essa foi a minha escolha desde que comecei a fotografar e a iluminação abriu inúmeras portas na minha fotografia, seja atingindo clientes que eu realmente procurei desde o início, seja tendo a oportunidade de me conectar com outros fotógrafos de diversas partes do mundo para compartilhar minha paixão pela luz!

VEM APRENDER MAIS COMIGO

VEM APRENDER MAIS COMIGO

Se você também se conectou com essa idéia, gosta de iluminação e quer aprender mais sobre isso;  vem conhecer o meu workshop Tudo Sobre Luz, onde vou

✅te apresentar as técnicas de fotografia que aplico no meu trabalho;

✅mostrar os equipamentos que utilizo na minha;

produção e poder ver qual se adequa mais ao seu trabalho;

✅revelar os principais erros que impedem os fotógrafos de dominarem a iluminação;

✅fotografar um editorial ao vivo,

e você ainda vai ter oportunidade de sair com um portfólio show,  fotografando um editorial preparado por mim e pela minha equipe, aplicando as técnicas e contato comigo pra te ajudar a conseguir os resultados que você quer!

TOCA NA IMAGEM PRA SABER MAIS E GARANTIR SUA VAGA!

workshop-fotografia-daniel-mag

 

Decifrando a Luz – Breve novas vagas!

Curso de Iluminação – aprenda do ZERO ao Avançado.

Além de como usar a luz natural, aprenda também quais equipamentos de iluminação adquirir, e como usá-los para obter resultados incríveis. 

Novas Vagas em Breve!