Imagem capa - (Quase) Tudo que você precisa saber sobre: Cor ! por Daniel Magalhães
Fotografia

(Quase) Tudo que você precisa saber sobre: Cor !

Você pode caminhar até o mar, sentir as primeiras ondas tocando seu pé,  a temperatura da água no seu corpo, ouvir o barulho das ondas e até sentir o gostinho de sal na boca ao mergulhar, mas quando voltar a superfície e olhar para o horizonte,  vai ver o encontro do mar com o céu: um quadro espetacular de  variados tons azuis, que a natureza desenhou. 



Perceba que você sentiu a água do mar através dos seus vários sentidos, mas o azul fantástico da natureza, você só pode experimentar através da visão. 


A forma como podemos "experimentar" a cor é limitada, mas o que não podemos desconsiderar é que, uma vez deparamos com paisagens como essa, não somos mais os mesmos de antes. Se não podemos experimentar a cor por diversas formas, nós podemos com certeza,  sentir a cor por diversas formas. Existem efeitos psicológicos e emocionais desencadeados em nós ao olhar por exemplo; uma paisagem de cores vibrantes, um quarto todo vermelho ou uma tarde cinzenta...

 


São nesses efeitos psicológicos e emocionais que são desencadeados pela cor, que residem o seu verdadeiro poder. 



Há ainda quem diga que: "quando presente numa imagem, a cor se torna o elemento mais forte dela". Pode parecer difícil de aceitar, mas lembre-se o quanto incomoda ver uma fotografia com correção de cor ou tonalização  errados. A ciência e psicologia da cor são muito vastas e complicadas, mas "a cor influencia tudo, modelando acidental ou intencionalmente a nossa percepção."


Se para você gostar de cor é usar tudo colorido, te digo que tem muito mais desse universo para descobrir e que cor pode ser usada com muita força, mesmo pontualmente. Se você prefere ficar no monocromatismo por se sentir mais seguro, te digo então que existe um universo fantástico te esperando ao descobrir como usar a cor


Para descobrir e entender o que a  cor pode nos oferecer e como usá-la, , nada melhor que começar pelo Círculo Cromático que:

 


é uma forma simplificada de organizar os pigmentos de cores em um círculo com o fim de estudar relações entre cores primárias, secundárias e terciárias.




 

Basicamente, o que quero te mostrar é como criar através da cor, imagens com contraste, vivacidade e impacto ou imagens que comunicam calma, tranquilidade e equilíbrio.



Seja qual for a idéia, mensagem, ou sentimento, a cor pode te ajudar a reforçar transmitir.



Aqui abaixo, vou te mostrar como  escolher harmonias de cores através do círculo cromático e os efeitos que essas harmonias podem levar a conseguir quando empregados.


MONOCROMÁTICA

Vamos começar por uma paleta Monocromática. Ao usar diferentes tonalidades de um mesmo matiz do Círculo Cromático, temos uma paleta monocromática. Essa paleta cria uma uniformidade visual, sem fortes contraste ou intensidade. Veja abaixo a paleta e outras duas fotografias onde busquei seguir uma mesma paleta monocromática: 






ANÁLOGA

Se você no entanto, precisa de mais elementos para trabalhar; uma paleta de cores análogas te oferece mais elementos. A paleta análoga, é formada por uma cor primária, que será a principal e duas cores vizinhas dentro do círculo cromático. Não é uma paleta de grandes contrastes, mas ela tem mais recursos para gerar dinamismo. Veja abaixo, dois exemplos de paletas de cores análogas:





COMPLEMENTAR

A paleta de cores que mais me atrai no entanto, é a complementar, pois  é a de maior contraste e vibração. Para uma paleta complementar, utilizamos cores opostas no círculo cromático. 

Por ser uma paleta que chama atenção, é muito utilizada na publicidade, em peças gráficas, comerciais, logomarcas e até no vestuário como calçados esportivos por exemplo.

Observe abaixo três esquemas de harmonias complementares e fotos onde busquei usar uma paleta similar:












 





O Cír


TRÍADE

O Círculo Cromático oferece ainda outras opções de paletas como a Tríade. Ela é formada por pontos equidistantes do Círculo Cromático, formando um triângulo. É uma paleta que equilibra um pouco mais de balanço e contraste entre as cores então é uma opção muito utilizada por artistas e designers, Confere abaixo uma paleta baseada em uma tríade e uma foto onde procureis seguir essa harmonia:











Quando se adquire uma compreensão maior do universo da cor, você percebe como ela é utilizada no seu cotidiano: seja no vestuário, nas peças gráficas, nas mensagens publicitárias nos ambientes  comerciais, logomarcas, decorações de bar e restaurantes.... Um senso crítico mais apurado nasce na sua mente e consegue usar, na sua fotografia -além de todo seu conhecimento- a cor, para direcionar a emoção do seu espectador ao ver sua foto,  gerando contraste, equilíbrio, expressividade ou harmonia.


Se você curtiu tudo isso que falei aqui, dá uma passada no site da Adobe Kuler e navega pelo seu portfólio ou fotografias que curte, buscando encontrar quais harmonias de cores podem ter sido usadas. É um ótimo exercício.


O universo da cor é fascinante e infinito em conhecimentos, interpretações e formas de estudar e aplicar. Minha intenção aqui, foi te ajudar a dar os primeiros passos pra dentro desse universo.


Se assim como eu, você acredita no poder da cor para criar imagens expressivas,, entre em contato para saber mais sobre as Consultorias Fotográficas ou as novas datas de workshops



#coreluzsempre